PROCEDIMENTOS DE VENDA
(Passo a passo)
1 – O comprador emite LOI (Carta de Intenções).
2 – A Vaz Ferreira Trading (Corretora de Exportação) emite SCO (Oferta Corporativa) como representante do vendedor.
3 – O comprador devolve a SCO assinada e carimbada.
4 – O comprador emite a ICPO (Ordem de Compra Corporativa Irrevogável).
Juntamente com a ICPO é indispensável:
– Apresentação da Prova de Fundos (BCL ou RWA) com valor mínimo equivalente a uma remessa,
– Apresentação da Licença de Importação do Governo da China,
– Cópia do Passaporte do comprador,
5 – O Vendedor/Exportador com GACC/AQSIC envia:
– Minuta do SPA (Contrato de Compra e Venda)
– PI (Fatura Proforma)
– Minuta da SBLC (Carta de Crédito Stand-By) a ser preenchida pelo banco do comprador.
6 – O comprador devolve a minuta do SPA, carimbada, assinada e digitalizada ou em formato PDF via e-mail e será considerado Contrato de Compra e Venda, legal e oficial até a troca das cópias.
7 – O comprador devolve:
– Fatura Proforma carimbada e assinada.
– Minuta da SBLC preenchida pelo seu banco e anexa o CIS – Ficha de Informações do Cliente.
8 – Após aprovação da minuta da SBLC pelo banco do vendedor, o banco do comprador emite SBLC TRANSFERABLE ou DLC TRANSFERABLE (MT760 ou MT700) como garantia de pagamento por um mês e também emite MT103 para ser usada como meio de pagamento. O instrumento bancário deve ser transferível, irrevogável, divisível, operacional, renovável e confirmado por um dos 100 maiores bancos.
9 – Após a abertura do instrumento bancário, o banco do vendedor envia ao banco do comprador a PB (Performance Bond) de 2% sobre o valor da remessa e POP (Prova de Produto).
10 – O comprador receberá uma carta convite para acompanhar o carregamento junto ao porto.
11 – Em até 25 dias o navio estará carregado.
12 – Após o carregamento, o vendedor envia os documentos de embarque ao banco do comprador para pagamento por MT103.
13 – Pagamento por MT103 efetuado.
(Caso não haja pagamento pelo MT103, a garantia SBLC/DLC é ativada automaticamente)
14 – Liberação do navio com os seguintes documentos de embarque:
– Fatura comercial
– Conhecimento de embarque
– Certificado de inspeção pela SGS
– Certificado de peso e qualidade emitido pela SGS
– Certificado de Origem
– Lista de embalagem triplicada
– Certificado fitossanitário
– Certificado de fumigação
– Certificado Livre de Radiação
– Certificado de Seguro
Observações:
1- Todos os documentos enviados deverão ser emitidos em papel timbrado, carimbado, assinado pelo CEO e em formato PDF.
2- Documentos como LOI/ICPO somente serão analisadas e aceitos se estiverem de acordo com as exigências do vendedor, tais como:
– Forma de pagamento,
– Forma de garantia,
– Target Price (Conforme oferta disponível),
– Banco (Top Prime 100),
– E demais informações.
Veja abaixo, modelo de LOI/ICPO